quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

PORQUE SENHOR?


A vida é uma caixinha de surpresas. A todo instante somos impactados com circunstâncias indesejáveis e inesperadas, que muitas vezes seqüestram o nosso sono e abalam profundamente a nossa tranqüilidade.
As enfermidades, desemprego, fome, tristeza; decepções; a perda de alguém que amamos são situações que mechem conosco. Que impactam integralmente o nosso ser, ao ponto de questionarmos a Deus, PORQUE SENHOR?

Creio que essa é uma pergunta que muitos fazem em seu cotidiano. É uma maneira que temos de demonstrar que não aceitamos a dura realidade que nos cerca; que não estamos entendendo o presente; que queremos explicações para as adversidades que rondam a nossa existência.

O homem pergunta, mas infelizmente, nem sempre obterá resposta. Conviver com o inexplicável é um desafio que poucos querem enfrentar, mas que todos irão experimentar.

Já que o problema não é experimentar ou não, pois a vida não nos dá outra escolha, então o grande dilema é enfrentar. Encarar as mazelas desta vida com autocontrole e muita paz interior. Sendo assim eu passo a indagar não o PORQUÊ, mas PARA QUE SENHOR?

Chega de ficar se lamentando por situações que são irreversíveis; questionar momentos que não mais vão se repetir; evocar um passado que nunca mais iremos vê-lo; se martirizar por coisas que jamais iremos compreender e nem ao menos encontrar respostas.

Vamos sepultar o PORQUÊ e procurar introduzir dentro de nós o PARA QUE. Não queremos mais diagnosticar as causas, os motivos que nos levaram a sofrer, mas o que o Senhor quer nos ensinar; mostrar-nos durante o período em que estivermos enfrentando grandes avalanches na vida.

Nesse prisma o sofrimento tem um caráter pedagógico. Deus quer nos moldar; restaurar-nos; aprumar-nos através de situações que aparentemente dão a entender que é o fim, mas na verdade é o começo de um longo operar de Deus em nossos corações, pois “tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus”. Tudo tem um propósito de Deus nas nossas vidas. Nada acontece simplesmente por acontecer. A ação de Deus tem um fim proveitoso. O trabalhar do Senhor é inescrutável; insondável e dinâmico.

Reflita um pouco a sua vida nessa hora. Pare de perguntar a Deus o porquê, pois Deus não tem satisfações para lhe dar dos seus atos permissivos. Contemple o seu momento como um aprendizado; como uma experiência singular; como um teste que requer de você aprovação.


Nenhum comentário: