terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

As Implicações do Amor


Texto: João 21:15-17

O amor é um sentimento eterno que sempre será o grande protagonista do espetáculo da vida. Todas as demais virtudes são apenas coadjuvantes, ou seja, corroboram para o estabelecimento de relações saudáveis e consistentes entre os homens.

O AMOR é o alicerce da eternidade. É a coluna vertebral do cristianismo; é o passaporte para o céu; é o vínculo que une corações; é a força que move as relações; é o sentimento que nos conduz ao sacrifício; é o instrumento que nos proporciona salvação; é a arma que combate o mal; é a aliança de Deus com o seu povo; é o perfume de Cristo derramado em nossos corações... “Nisto se manifestou o amor de Deus em nós, em haver Deus enviado o seu filho unigênito ao mundo”. (I Jo. 4:9)

Sem ele, a nossa vida não teria sentido! Não teria sabor; seria totalmente destituída de emoção. As pessoas seriam tristes; apáticas; egoístas; amargas; solitárias e viveriam sem nenhuma perspectiva de vida.

TU ME AMAS?
Essa é uma pergunta indiscreta e desafiadora. Foi assim que Jesus se manifestou a Pedro. Perguntou-lhe sobre o mais fundo de si mesmo, sobre aquilo que nunca desaparecera da sua alma, apesar de suas limitações e decepções: a qualidade do seu amor.

Já disse o apóstolo Paulo, que ainda que tivéssemos todo o conhecimento; ainda que tivéssemos tamanha fé; ainda que distribuíssemos todos os nossos bens entre os pobres; ainda que entregássemos o nosso corpo para ser queimado, se não tivéssemos AMOR, nada disso nos aproveitaria.

Sendo assim, ações sem amor, são destituídas de valor, pois não são as ações que, necessariamente, caracterizam o amor, mas o amor é quem justificam as ações. As ações são apenas reflexos do amor. É muito fácil amar de palavras; demonstrar um amor abstrato; vazio; fingido; destituído de ações de gestos e de atitudes. Difícil é sair da abstração do amor e enseri-lo em nossa realidade, ou seja, torna-lo concreto em nosso viver.

Deus requer de nós ações que sejam operacionalizadas pelo amor. Chega de blá, blá, blá. APASCENTA O MEU REBANHO... Envolva-se com o meu ministério. Cumpre a tua tarefa; o teu chamado! Descruza os teus braços; arregaça as tuas mangas; se esmera no serviço.

Deus requer bons samaritanos - pessoas que estejam preocupados com os seus semelhantes; bons pescadores – que não se cansam de lançar redes no mar na expectativa de apanhar peixes; bons filhos – que saibam acolher os conselhos de seus pais; boas ovelhas – que conheçam e obedeçam a voz do seu pastor; bons cidadãos – que sejam conhecedores dos seus direitos e cumpridores dos seus deveres;bons pastores- que saibam apascentar o seu rebanho com conhecimento e sabedoria bons vasos – que sempre estejam prontos para serem usados.

Se você ama, sirva; comprometa-se com o Senhor! Esteja em: 1. Sintonia com Ele: “Andarão dois juntos se não estiverem de acordo ( Am.3:3); 2. Obediência aos seus mandamentos: “quem me ama obedece aos meus mandamentos” (Jo. 15; 10); 3. Disposto a sacrificar: “Apresentar os nossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável que é o nosso culto racional”. ( Rm. 12;1);4. Disposto a renunciar: “Por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar Cristo”.

Veja que o amor requer uma série de implicações. Não é tão fácil como você imagina. Está pronto para responder a pergunta do Mestre?
TU ME AMAS?

A pergunta incomoda, assusta, confronta, ainda para mais vinda de onde vem. Mas é necessária e pertinente. A questão é: Não estaria Pedro a dar como garantido o seu amor a Cristo? Jesus foi suficientemente insistente com Pedro até ao ponto de forçá-lo a uma introspecção profunda das suas motivações e atos. Pedro estava agora "transparente" na presença do Mestre. Fica claro que, para Cristo, as promessas de "fico contigo até à morte" e orelhas cortadas não são suficientes. O "sabes que te amo" deve ser uma forma de vida, um estilo cultivado e enraízado dentro do ser. E porque a ilusão é um perigo sempre presente, nada como deixar que a pergunta ressoe de tempos a tempos – “E tu... amas-me”?


3 comentários:

disse...

Que o amor seja real nas nossas vidas diariamente.

REFORÇO DE MATEMÁTICA disse...

Gostei muito. Que bom termos servos de Deus proporcionando momentos de discussão a partir do uso da tecnologia? É um bom espaço para provocar reflexões da Palavra de Deus. Parabéns! Que a paz que excede todo o entendimento continue guardando a sua mente e o seu coração em Cristo Jesus. Irmã Valdenora.

REFORÇO DE MATEMÁTICA disse...

Gostei muito. Que bom termos servos de Deus aproveitando este espaço para provocar reflexões da Palavra de Deus! Parabéns! Que a paz que excede todo o entendimento continue guardando a sua mente e o seu coração em Cristo Jesus. Um abraço.