quarta-feira, 18 de março de 2009

Você está em Cristo?

(II Co 5:17)

Quando nos convertemos, entendemos que passamos a empreender uma vida completamente diferente de outrora, porque as coisas velhas se passaram e eis que tudo se fez novo. Somos novas criaturas. A velha natureza carnal que nos dominava totalmente, não mais deve exercer nenhum tipo de influência sobre nós.

Sendo assim, o pecado não pode continuar reinando; controlando nossas ações; manipulando nossos pensamentos e sentimentos. O nosso corpo não pode ser instrumento de iniqüidade, mas templo do Espírito Santo.

Não podemos ser um depósito de coisas velhas, enferrujadas e bolorentas, temos que buscar inspiração para as coisas novas, desafiadoras e inovadoras. Quem fica olhado para trás, para no tempo, para de viver, para de respirar. Quem para no tempo torna-se obsoleto, cansativo e improdutivo.

Estar em Cristo, segundo Paulo, consiste em experimentar uma transformação espiritual genuína, através de um íntimo relacionamento com o Espírito Santo. È através desse companheirismo; dessa união; dessa koinonia, desse envolvimento que se processa a metamorfose do novo ser.

O crente é tão somente um homem intimamente ligado a Cristo. Alguém que não foi melhorado, reformado ou modificado externamente, mas alguém que foi refeito; recriado. Fruto de um nascimento espiritual; porque nasceu, não de semente corruptível, mas de incorruptível, pela Palavra de Deus, a qual vive e permanece.

A nova criatura é essencialmente convertida. Um ser que tem o privilégio de compartilhar da natureza de Deus. Que leva o pecado a sério. Que não se permite contaminar com as iguarias de Satanás. Ser nova criatura é ser uma pessoa onde sua felicidade já não depende de fatores externos, mas sim da obra que Cristo fez em sua vida; É ser alguém que não vive segundo os padrões que o mundo impõe, mas segundo os padrões de Deus em santidade. É andar constantemente em espírito, para não satisfazer as concupiscências da carne. È não viver na prática do pecado – “Todo aquele que é nascido de Deus não vive pecando” (I Jo 3:9).

A nova vida não nos concede licença para pecar. “Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, e sim, da debaixo da graça?” de modo nenhum. (Rm 6:15). A graça não abre precedente para o erro, antes o constrange; Inibe nossos apetites carnais, pois nos faz lembrar que todas as vezes que cometemos pecados estamos expondo Cristo ao vitupério; a vergonha; ao escárnio de muitos.

Paulo já afirmava que o novo homem não deve viver mais para o pecado ou para si mesmo, mas viver exclusivamente para Deus. Fomos crucificados! – “Logo já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que agora tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim”. (Gl 2:20). Enquanto o velho homem persistir é porque o novo ainda não chegou inteiramente (Rm 8:18-25).

Você está em CRISTO? Quem sabe essa é uma pergunta desnecessária, quando feita para uma assembléia repleta de crentes. Todavia, é bastante significativa quando nos deparamos com a ação da velha natureza transtornando nossa espiritualidade.

Infelizmente, a vida cristã, para muitos, não significa mais o “ser nova criatura”, mas permanecer sendo a mesma criatura, com um leve toque de verniz religioso. Não é mais a voz de fora que fala conosco, mas uma voz de dentro, um apelo nascido da vaidade, do medo, do egoísmo e dos desejos confusos e desordenados que povoam nossa natureza caída.
Precisamos recuperar o significado de dizer: “Fui crucificado com Cristo”; “Sou nova criatura” Voltar a viver pela fé no Filho de Deus, e não pelos impulsos da nossa natureza caída ou atraída pelo fascínio de uma cultura que nega a cruz de Cristo.

Estar em Cristo é ser nova criatura. Cada dia o novo deve tomar o lugar do velho. Em Cristo passamos a ter uma nova identidade. Não importa o que éramos, mas o que somos hoje.

É hora de levantarmos a cabeça e ver que no horizonte há inúmeras coisas que ainda estão por fazer, pessoas para você abençoar, recursos financeiros a serem conquistados, cura a ser obtida e uma família a ser constituída e restaurada. Isso são apenas algumas coisas, mas tem muito mais. Tem boas surpresas que Deus irá te proporcionar se você realmente for uma NOVA CRIATURA!

Nenhum comentário: