quinta-feira, 17 de março de 2011

COM CRISTO, NOSSOS PROBLEMAS SE REVESTEM DE SOLUÇÃO!

TEXTO: Luc. 7:11-17.

Acredito que todos nós nos identificamos, profundamente, com esse texto. A razão dessa afirmação é que todos os seres humanos, em todas as épocas, sejam grandes ou pequenos, ricos ou pobres, brancos ou negros enfrentam e enfrentam PROBLEMAS. Enfrentam situações que são difíceis de resolver; que afetam ou impedem o nosso equilíbrio psicológico e emocional.

“Ter problemas na vida é inevitável, ser derrotado por eles é opcional."

Os problemas são inevitáveis. Elas fazem parte do nosso cotidiano. Estréiam diariamente em nossas vidas. Quer queiramos ou não eles sempre estarão passando por nossa existência. Alguns passam como um relâmpago que que corta o céu, são rápidos, outros são semelhantes à seca no sertão nordestino, persistentes e duradouros, pois torna o coração árido e esquentam os nossos neurônios.

O problema apresentado no texto é devastador. Uma mulher humilde da cidade de Naim, perdera seu marido e consequentemente, o sustento da sua casa, tendo a responsabilidade de sustentar seu lar, relutando contra todos os preconceitos da sua época. Apesar de tão grande perda, aquela mulher viúva ainda tinha um filho. Alguém com quem pudesse compartilhar suas tristezas e confortar seu coração. Nem tudo havia se perdido... Quando de repente, seu filho morre inesperadamente.

Como é difícil superar perdas na vida! Como é difícil lidar com problemas que não estamos esperando. Como é difícil nos defender do inesperado, de situações que violam a nossa trajetória, sequestram o nosso sono e transformam a nossa vida num verdadeiro pesadelo.

Aquela mulher nem havia se recuperado de uma grande perda, quando de repente sofre uma outra! Já é difícil superar uma perda, quanto mais duas! Aquela mulher certamente estava inconsolável. Não tinha mais forças, não conseguia enxergar novos horizontes. Sua vida desmoronou. Sua esperança se esvaiu.

À semelhança daquela viúva, tembém nos sentimos assim. Tem muita gente ainda se recuperando de problemas que deixaram grandes lacunas em suas vidas. Tem gente se estruturando de grandes ondas que devastaram seu lado emocional e espiritual. Tem muita gente que está conseguindo, agora, um certo equilíbrio. Que já consegue respirar; que já pode dizer, sem sentir muita dor, venci, superei.

Entretanto, o que se imaginou que estava chegando ao fim, é apenas um começo de uma longa e árdua caminhada. Quem sabe esse é o retrato da sua vida. Você pensou que acabou, quando na verdade você fora atropelado pela vida. Seu emocional pode estar grandemente abalado; sua mente engarrafada de interrogações. PORQUE, SENHOR! POR QUÊ?

Aquele era um dia eternal. As horas não passavam. Quando estamos enfrentando um grande problema, as horas parecem que não passam. Os dias se tornam grandes e as noites intermináveis. Por mais que estejamos rodeados de pessoas, como aquela viúva, nos sentimos sozinhos. A sensação é que estamos num deserto sombrio, caminhando sem direção e sem perspectivas de resolução.

"Nada na vida é tão difícil que você não possa tornar mais fácil pelo modo que encara."

Aquela mulher chorava. Expunha suas emoções, derramava-se em lágrimas. Seu problema havia lhe vencido. Não havia mais nada que ela pudesse fazer.

Tem problemas que surgem em nossa história que se apresentam instransponíveis, insolúveis. E quando nos deparamos com nossas limitações; com nossas fragilidades em resolver situações, entramos em crise! Perdemos o controle da situação. Nos tornamos vulneráveis no campo das emoções. É como se o mundo desabasse em nossas cabeças.

Choramos nosso fracasso, nos lançamos ao desespero, nos damos por vencidos. Não vislumbramos oportunidades, mas portas fechadas.

Foi nesse contexto de desesperança que aquela viúva acompanhava em cortejo o corpo de seu filho. E é assim também que, muitas vezes carregamos no coração os nossos mortos; os sonhos não vividos; o perdão não concedido; a oportunidade desperdiçada; a atenção não dedidada; o tempo perdido; a infância que foi roubada etc.

Quem sabe hoje você não somente chora seus mortos, mas também tenta sepultá-los. Sepultá-los, porque não mais acredita que eles poderão voltar a ter vida; sepultá-los porque não há mais nada que você possa fazer; sepultá-los porque é a única saída que a vida te oferece.

Entretanto, o texto nos diz que quando aquela mulher estava prestes a sepultar seu único filho, Jesus vem ao seu encontro movido por uma grande compaixão.

Que sabe você já está prestes a sepultar os teus mortos. Mas quando o que está morto entra em contato com a vida o cenário das nossas vidas perpassa por uma profunda metamorfose. Disse Jesus: NÃO CHORES!

Em outras palavras, Jesus estava dizendo àquela mulher: Pare de sofrer! Não há mais motivos para chorar; vou transformar tua sorte; vou te despir do luto e te revestir de vestes de louvor; vou trazer de volta a tua alegria; vou te restituir o que a vida te arrancou; vou devolver-te o que perdeste, “ porque eu sou a ressurrreição e a vida, aquele que crê em mim, ainda que esteja morto viverá.”

Tenho plena certeza, que nessa noite Deus, movido por íntima compaixão, ressuscitará muito do que está morto em tua vida. Ele tocará em teus féretros interiores e profetizará vida sobre eles, como fez o Senhor com Israel na profecia de Ezequiel. Deus pode abrir portas que estão fechadas, pode curar feridas que o tempo não cicatrizou, pode restaurar os teus sonhos, pode executar projetos que estão adormecidos, pode restituir o teu casamento que está ruínas, pode reatar relacionamentos que foram rompidos, pode despertar sentimentos que um dia nutriram corações, pode transformar tua aridez em bonança, em abundância. O morto que está dentro de você, escondido, tirai para fora!

É o Senhor quem te diz! Quando esse problema for dirimido, muitos os que acompanharam a tua trajetória ficarão surpresos com o milagres que Deus operará em tua vida.

Quem sabe o teu cortejo pode ser interrompido a qualquer momento pelo Cristo de Deus. Ele tem prazer na transformação. Deseja mudar o rumo dos "cortejos" que nos fazem chorar de tristeza. Não há nada que resista a Sua Palavra. O milagre aconteceu a caminho do cemitério. Lazáro, já estava no túmulo! Mas, Ele veio! Ele veio! E por que veio? Porque foi desejado, acreditado. Quem sabe, hoje, Deus pode fazer uma reviravolta em tua vida. O teu cenário de luto pode cerder lugar à esperança. ( o mal, feito a José, se transformou em bem; o choro que durou uma longa noite, pode se revestir de alegria. O mar que era obstáculo, Deus o transformou em saída. O vinho que se havia acabado, tornou-se abundante através da água.A criança que estava morta, na concepção do Cristo, apenas dormia.

“Jamais se desespere em meio as sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda." (Provérbio Chinês)

É esse o Deus a quem servimos... Não existem problemas que não podem ser resolvidos, sanados, contornados. Por maior que seja a teu problema, eu gostaria que você confiasse no agir de Deus em tua vida.

“Os grandes navegadores devem sua reputação às grandes tormentas e tempestades.”
(Epicuro)
Conclusão: Em consonância com  o verso 16, Deus te fará uma visita. Ele irá ao encontro do teu problema!

Nenhum comentário: