sábado, 19 de março de 2011

Se não houver culto na vida, não existirá vida no culto.

A vida cristã, diferente do que muitos pensam, vai muito além de rituais, cerimonias e tradições. Sua abrangência ultrapassa os limites da matéria, das formas e das aparências – Ele atinge a alma, o coração do homem.
Se não nos esmeramos em cultivar a espiritualidade no íntimo, dificilmente conseguiremos nos manter firmes na fé, pois na medida em que as dificuldades começam a estreiar em nosso cotidiano,nossas máscaras cairão e haveremos de demosntrar quem realmente somos – fracos e impotentes.

Orar, jejuar, ler a Palavra e meditar sobre seus ensinamentos, são posturas de alguém que anseia investir em sua espiritualidade e fazer do seu coração um verdadeiro altar ao Deus Vivo.

Se esse é o seu desejo, cuide do seu altar. Retire todas as cinzas, mantenha a sua chama sempre acesa e não use palha, mas materias consistentes, duradouros ( Lv. 6:13.) Esse deve ser um exercício diário, pois o que nós revelamos aos homens por meio do nosso exterior, deve ser fruto de experiências vividas com Deus em nosso interior.

Reformar o exterior e desprezar o interior, é agir semelhante a alguém que limpou a casa e deixou todo o lixo debaixo do tapete. Por mais que  tentemos mostrar para o outro que limpamos, para Deus sempre haverá algo a ser limpo, por que Deus não vê como o homem vê, o homem vê a aparência, mas Deus sonda o coração( I Sm 16:7)

Em suma, o culto(liturgia) é apenas uma metodologia que foi construída para que pudéssemos revelar um culto ainda mais excelente:  o culto na vida. Sem o culto  na vida, o culto (liturgia) perde sua finalidade, seu objetivo de revelar aos homens a glória de Deus.

( Pr. Ângelo Mário)

Nenhum comentário: