quinta-feira, 3 de março de 2011

Quando Ceiamos, somos Instigados!

Texto: Mt. 26:26

             Na mesa, assentado com seus discípulos, Jesus  nos revelou grandes verdades espirituais. Verdades que jamais poderemos esquecer, pois são insdispensáveis na construção do pensamento cristão.  Quando lavou os pés de seus discípulos, nos ensinou sobre a relevância da HUMILDADE no SERVIÇO. Quando partiu o pão, nos falou de AMOR.

   1 - Quando Ceiamos, somos instigados a  exercer HUMILDADE.
                     " Sendo Deus não usurpou ser igual a Deus" ( Fp. 2:7)

                Cristo deixou de lado seus atributos e poderes humanos para que pudesse compartilhar, plenamente, da condição humana em fraqueza e sorte, pois sendo rico se fez pobre, para que por meio da sua pobreza, nos tornássemos ricos(II Co. 8:9).
                Ele assumiu a forma de servo. Anulou sua própria vontade. Abriu mão dos seus direitos e por fim, sacrificou sua própria  vida de maneira árdua e degradante. Sua morte mostra o quanto ele se rebaixou para nos alcançar. Sua humildade nos lava a reconhecer que: a) nada somos, mas Cristo é tudo em todos; 2)somos servos, mas Ele é o Senhor; 3) somos pequenos, mas Deus é grande e  que a nossa vontade deve submeter-se à vontade do Senhor, pois: "Quando Deus deseja enriquecer uma alma, ele primeiro a empobrece".
                Que haja em nós o mesmo sentimento que houve em Cristo - HUMILDADE, porque  "Deus dá graça  aos humildes, mas resiste os soberbos"(I Pe. 5:5). "Humilhai- vos na presença  de Deus e Ele vos exaltará" ( Tg. 4:10). " A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra( Pv. 29:23).

 2- Quando Ceiamos , somos instigados a SERVIR  .
          " Eu vim para servir e não para ser servido". ( Mt. 20:28)

            A principal meta do Cristo era fazer a vontade Daquele que o enviou. Em sua trajetória sempre esteve pronto para o serviço.  Nele não havia relutância, orgulho, presunção. Tudo que fazia era com prazer e satisfação. Sua realização pessoal  se concretizava  quando tinha a oportunidade de fazer algo por alguém. Sua ação era constante. Nunca se cansou de fazer o bem. Qualquer outro servo  experimenta tempos de relaxo, inatividade e colapso. Mas Jesus , o servo perfeito, entendia que em todo tempo era tempo de SERVIR.  Sua labuta era contínua, ininterrupta, pois  tinha a consciência  que muitas pessoas dependiam do esforço de seu trabalho.  Seu ministério  nos garantiu a certeza da eternidade.
           Sirvamos, porque um dia Jesus nos serviu. Estejamos de prontidão para realizar a obra do Mestyre Amado.  "Trabalhemos  enquanto é dia, pois vem a noite em que não podemos mais trabalhar".  Façamos o bem  a todos com alegria, entusiasmo e de boa vontade, sabendo que o nosso trabalho contribuirá  na edificação de vidas para a glória de Deus. "Trabalhemos não  apenas  pela comida que perece, mas pelo pão que permanece".

3 - Quando Ceiamos, somos instigados a AMAR.
" Pai, perdoa-lhes porque eles não sabem o que fazem".( Lc. 23:34)

Eis aí, a mais bela  expressão de amor. Mesmo agonizando, Jesus, conseguiu exprimir em meio à ignorância da multidão, enlouquecida, perdão! Seu amor demosntrado na cruz fora incondicional.  Não levou em conta nossa ignorância, nossos pecados, antes se revelou paciente, benigno e misericordioso para com as nossas vidas.
      Quando celebramos a Ceia somos instigados a amar. Amar como ele nos amou. Amar sem limites. Amar sem preconceitos. Amar sem levantar suspeitas. Amar sem ser amado. Somente amando nosso irmão poderemos  consumar a nossa comunhão e nos considerar família de Deus(Jo 4:21)  Disse Gandhi: "Jesus viveu e morreu em vão se não conseguiu ensinar-nos a ordenar toda a nossa vida pela eterna lei do amor".

          A Ceia  traz a nossa memória os principais pilares da cristandade: HUMILDADE, SERVIÇO E AMOR. Sem essa sustentabilidade  a vida cristã perderia o seu real sentido. Sintamo-nos instigados a desenvolver em nós tais virtudes, até que  participemos das Bodas do Cordeiro.


Nenhum comentário: