quarta-feira, 9 de março de 2011

QUARTA-FEIRA DE CINZAS?

Essa é uma prática, genuinamente, católica. É o dia que marca o início da quaresma no calendário ocidental cristão. As cinzas que os cristãos católicos recebem na fronte pelo sacerdote, simbolizam conversão, arrependimento, metamorfose, transitoriedade na vida e a fragilidade do gênero humano. No catolicismo é um dia de jejum e abstinência.

Apesar das Escrituras Sagradas fazerem menção às cinzas como sinal de quebrantamento, arrependimento e humilhação, não significa que precisamos guardar um dia, durante todo o ano, para nos lembrar que somos pecadores, fracos, impotentes e carentes de uma transformação espiritual na vida.

Muito mais do que um ritual, as cinzas devem estar introjetadas no coração. O arrependimento deve ser diário. A transformação constante e a concepção de somos finitos e limitados em nossa existência, uma verdade que deve nortear os nossos passos, enquanto aqui na terra vivermos.

Se todos os cristãos nutrissem a preocupação de refletirem, corriqueiramente, seu real estado espiritual diante do Deus Vivo, certamente não precisaríam de um dia, mas de todos os dias! Não receberiam um sinal na fronte da cruz, mas carregariam a cruz no coração. Não jejuariam exporadicamente, mas fariam do jejum uma prática relevante para a saúde da alma. Não iria se abster das coisas desta vida, momentaneamente, mas diariamente, a fim de viver a plenitude espiritual.

Pr. Ângelo Mário

Nenhum comentário: