quinta-feira, 10 de março de 2011

O Ensino da Bíblia na Escola

         A Bíblia Sagrada é um dos livros mais bem vendidos no mundo. Sua preferência atinge todas as camadas sociais e faixa-etárias. Suas abordagens perpassam por todas as áreas do conhecimento.Seus ensinamentos são pilares imprescindíveis na formação do ser ético e moral. Sua veracidade influenciou vidas, povos e inúmeras religiões.  Seu conteúdo é atual e tem  destinatário -  O CORAÇÃO.

         Seus atributos comprovam seu grande legado à humanidade. Proibir seu ensino nas escolas é privar o educando do direito de  desenvolver sua espiritualidade, de refletir sua existência, de rever seus valores, conceitos e de exercer a sua cidadania com conciência e autonomia.  
     
         A grande problemática que gira em torno  do ensino da Bíblia nas escolas, não está na essência, no conteúdo, mas na forma como esse conhecimento é mediado. Se a escola é laica, então não se pode trabalhar as Escrituras à luz de  numa ótica  confessional. É preciso respeitar as diferenças! ( art. 33 da LDB).

        Se as diversas concepções religiosas constrangem e geram separações, então  é possível encontrar um ponto de encontro. Se prezarmos pela essência(valores) e deixarmos de lado os dogmas, certamente  conseguiremos  trabalhar a diversidade em unidade.               

( Pr. Ângelo Mário)

Nenhum comentário: